A importância de treinar o CORE.

Olá amigos, continuando o post anterior sobre o tema CORE, vou falar sobre a importância de trabalhar e ter essa região bem fortalecida. Vários estudos vem cruzando opiniões acerca da necessidade ou não de se trabalhar o CORE de forma isolada; ou se exercícios tradicionais como agachamentos, remadas livres, levantamento terra entre outros já não seriam o bastante para o estímulo e fortalecimento dessa região.

Farei uma analogia para que fique mais claro, como de costume. Imagine uma grande ponte, uma ponte de 1000 metros. Imaginou? Pronto, agora imagine que o início da ponte são seus pés e lógico que o final é sua cabeça. A região central dessa ponte, o meio do caminho seria seu CORE. Provavelmente se houvessem pilastras mais concentradas na região central, essa ponte não cairia, mas agora imagine colunas de sustentação somente nos 100, 150 metros de cada extremidade, essa ponte sofrendo passagens de caminhões pesados entre outros, duraria muito tempo? Fui claro?

NITTROFIT - A IMPORTANCIA DE TREINAR CORE

Quer gastar tempo treinando o Core ou acha que não vale a pena? A minha escolha é SIM, eu parto do centro pras extremidades, um corpo com o seu ‘centro’ fortalecido está preparado sim pra agachar e sustentar peso sobre sua coluna e articulações. Creio também que exercícios como agachamentos livres, remadas livres entre outros também trabalham o CORE, mas como disse prefiro trabalhar também de forma “isolada”.

No próximo post mostrarei alguns exercícios para fortalecimento da área.

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Para otimizar seus resultados, busque sempre orientação e acompanhamento de um profissional da educação física, iniciar atividades sem orientação profissional podem acarretar em prejuízos à sua saúde.

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Receita – Peixe de microondas

Olá pessoal!

Hoje vou passar uma receitinha para aqueles dias de correria, pra não ter desculpa de sair da dieta!

Ingredientes:NITTROFIT - PEIXE GRELHADO

  • 1 filé de tilapia (descongelado)
  • 5 colheres de sopa de vinagre balsâmico
  • 1 colher de sopa de azeite extravirgem
  • Sal Rosa e ervas finas a gosto

 

 

Modo de Preparo:

Numa vasilha coloque o peixe misturado com o vinagre balsâmico por uns 15 minutos (deixar marinando). Em seguida na mesma vasilha coloque o sal, o azeite e as ervas finas.

Leve ao microondas por 5 minutinhos em potência média. (O tempo pode variar de acordo com cada microondas, fique atenta pois pode precisar de mais do que 5 minutos.)

Para acompanhar, você pode optar por: arroz integral, quinua a grega, legumes grelhados ou outra opção do seu gosto.

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Para melhores resultados na sua reeducação alimentar ou dieta, procure um profissional especializado em nutrição. Fazer dietas (restritivas ou não) sem acompanhamento profissional pode trazer riscos para sua saúde.

Hidratação durante o treino.

Sabe aquela sede durante o exercício físico? É um sinal que seu corpo precisa se hidratar! Durante o exercício perdemos água e minerais importantes através do suor, e essa desidratação causa impactos no sistema fisiológico, no desempenho e execução dos movimentos sabia?

E não tomar agua pode gerar consequências? Sim!

A desidratação leva ao aumento da frequência cardíaca, do esforço, do aparecimento de sintomas como gastrointestinais como náuseas e vômitos, aumento do uso das reservas de energia entre outros prejuízos!

E como determinar a quantidade de agua ideal para consumir DURANTE o treino? Anota aí!

150 a 250ml a cada 15 a 20 minutos de exercício, ou seja, se sua atividade física tem duração de 60 minutos, você deve ingerir 600 a 1000 ml de água! Entendeu? Se hidratar é essencial para o bom desempenho, não se esqueça disso!

Então quando for treinar, não esqueça de levar sua garrafinha!

Referência: Biesek et al.

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O que é o CORE?

O que é o CORE?

Olá! Nesse post vou falar sobre o CORE. Se você já ouviu falar esse termo, já deve ter se perguntado: O que é? Pra quê serve? Devo fazer exercícios específicos pra isso? Mas se você nunca ouviu falar, vai conhecer agora.

Muita gente confunde o CORE com o abdômen, porém este é apenas uma das partes que envolve o CORE. Segundo o professor Luciano D’Elia, o Core é o centro de produção de força, geração de estabilidade e absorção do impacto do corpo. A partir desta definição já se pode ter uma noção da importância que esse grupo de músculos tem sobre nossa saúde e rendimento no treino.

O que é o CORE?

Ainda não existe um consenso sobre quais músculos fazem parte do Core, mas os principais músculos que envolvem o core são: Reto do abdômen, oblíquos, transverso do abdômen, glúteos, multífido, eretores da espinha e psoas ilíaco.

Espero ter conseguido explicar o que é e a importância do CORE para vocês!

 

No próximo post falarei sobre a importância de trabalhar esse grupamento muscular.

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