Cross Fit: Respondemos as 5 perguntas mais comuns sobre a modalidade!

O Cross Fit é uma modalidade esportiva que foi criada por Greg Glassman. O criador e fundador do Cross Fit, Glassman foi a primeira pessoa na história a definir o que fitness de uma forma significativa e mensurável: capacidade aumentada de treino em tempo e numero de modalidades dominadas. Então Glassman criou o programa Cross Fit para aprimorar a saúde e o lifestyle dos adeptos.

O Cross Fit usa movimentos funcionais variados, que são realizados em alta intensidade (de acordo com cada praticante). Todas as Rotinas (WOD’s) do Cross Fit são baseadas em movimentos funcionais, e esses movimentos refletem os melhores aspectos da ginastica, musculação, corrida, remada e outras modalidades. Estas mencionadas anteriormente são os movimentos base da vida, em geral. Eles movem as grandes distâncias e as maiores cargas, portanto são ideais para maximizar o treino realizado em um curto espaço de tempo.

Intensidade é essencial para os bons resultados e medições, pois no Cross Fit as atividades são divididas por tempo, ou força. A maior quantidade de repetições o praticante realizar em menos tempo, ou a maior carga/ ou força for realizada, mais intenso é o esforço. Empregando uma grande variedade nos treinos, movimentos funcionais e de alta intensidade levam os praticantes a ter uma transformação fitness.

A comunidade de crossfiteiros vem crescendo espontaneamente e fica ainda mais unida, pois as rotinas são realizadas em time, e isso é um dos pontos que faz o Cross Fit uma prática tão eficiente. Hoje no mundo são mais de 11.000 afiliados oficiais. Para abrilhantar ainda mais essa modalidade hoje existem competições internacionais e até canais de televisão dedicados exclusivamente a essa modalidade.

A modalidade é regida por dados. Usando um quadro branco como placar, mantendo as pontuações/ tempo e records minuciosamente, utilizando o cronômetro e precisamente definindo as regras e padrões para a performance, o time não só motiva mas mantém as medições de tempo, repetições e peso em cada rotina. Os dados tem um papel muito importante, que vão além da motivação.

NITTROFIT - CROSS FIT

Quadro de WOD e Placares. Imagem retirada do site: http://www.corrernacidade.com

 

 

Como começar a praticar Cross Fit?

Primeiramente você deve encontrar um BOX afiliado ao programa de Cross Fit oficial, o que te proporcionará segurança para iniciar a pratica dessa modalidade. O coach que ensinará os movimentos e vai te ajudar a se adaptar ao programa no seu ritmo. Além disso, o coach te dará todo o suporte técnico e experiência nos exercícios, motivacional e tudo mais que você precisar para praticar a modalidade com qualidade e segurança.

Quer encontrar um BOX pertinho de você? No link abaixo você pode achar os Boxes Afiliados no Brasil e no Mundo.

https://map.crossfit.com/

CROSS FIT 2

Box de Cross Fit. Imagem: Google

E as lesões causadas pela modalidade?

Existem vários relatos de atletas  que já sofreram lesões ao praticar a modalidade, isso se dá pelo excesso de carga nos exercícios, pelo altíssimo impacto, mas principalmente pelo exercício mal orientado ou mesmo por pessoas que não sabem reconhecer os limites do seu corpo.

Para se precaver o importante é buscar um Box certificado com coaches qualificados e responsáveis, que irão fazer uma avaliação antes de você começar a praticar a modalidade e irão planejar o seu desenvolvimento no esporte. A realização de um checkup, com um médico, antes do inicio das atividades se possível para saber seu nível cardiorrespiratório e limitações físicas.

Ortopedistas alertam que realizar atividades físicas sem saber o seu verdadeiro limite corporal podem acarretar danos irreparáveis ao seu corpo, algumas lesões podem exigir até procedimentos cirúrgicos para correção. Se feito sem orientação profissional e médica qualquer esporte pode trazer mais riscos ao seu corpo do que saúde.

Roupa e calçado ideal para o Cross Fit?

A roupa ideal para o Cross Fit é a roupa que você se sentir bem e confortável, levando em conta que a modalidade exige intensidade e flexibilidade, o que te leva a buscar uma vestimenta e calçado apropriado para a prática de atividades esportivas, levando em conta o conforto e o desempenho no treino.

Para as mulheres as calça legging básica (sem recortes) ou short intermediário são mais indicados como parte de baixo, pois não oferecem risco de algum equipamento enganchar na hora da realização do treino. Para parte de cima, camiseta dry fit e top fitness com uma boa sustentação são os mais indicados, pois as atividades realizadas têm alto impacto.

Quanto aos calçados, algumas marcas já tem tênis específicos para a modalidade, e alguns atletas usam tênis diferentes para cada WOD. Como o Cross Fit é uma modalidade que engloba muitos tipos de treinos, o interessante é você escolher um tênis que seja adequado e confortável para a prática de várias atividades.

O que é um WOD?

O WOD é a abreviação da frase em inglês – workout of the day. Todos os dias um novo WOD é publicado no site www.crossfit.com, e faz parte do programa completo, desenvolvido para aprimorar a força e o condicionamento dos praticantes. O programa oficial é caracterizado por 3 (três) dias de exercícios por um dia de descanso, alguns atletas podem alterar esse padrão.

Todo WOD pode ser ajustado para se adaptar, para ser utilizado por atletas de todas as idades e níveis.

Além do WOD ainda tem as abreviações como PR que significa personal record, e AMRAP que em inglês significa – as many repetitions as possible – traduzido livremente como – o máximo de repetições possíveis.

Para o glossário completo da modalidade acesse este link.

O que comer para praticar Cross Fit?

O Cross Fit é uma atividade de alta intensidade e a alimentação dos praticantes deve ser levada com muita seriedade, pois a falta de nutrientes pode pôr em risco a saúde do atleta. A indicação mais importante é faça sempre acompanhamento com uma nutricionista, pois essa profissional irá adaptar sua alimentação a sua rotina e a sua individualidade.

Basicamente pra quem já começou e não pode, ou não quer ir ao nutricionista a dica básica é: alimente-se de forma saudável, coma verduras, frutas e legumes, evite doces/ açúcares, dê preferência a grãos integrais e proteínas magras.

Fontes:

Site: www.crossfit.com

Site: www.crossfitbrasil.com.br

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